No âmbito do Projeto PVPL – “Póvoa de Varzim Potencia Literacias”, o Município promoveu ações de sensibilização de alusivas ao tema “Perigos da Internet”, nos dias 27 e 29 de fevereiro.
Dirigidas a adultos em idade ativa, população sénior e migrantes, estas ações visam apostar na qualificação de adultos e certificação das suas competências, fomentando, paralelamente, o seu interesse pelas literacias e pela formação e aprendizagens ao longo da vida.
A ação de dia 27 de fevereiro teve lugar no Museu Municipal e a de dia 29 de fevereiro no Centro Ocupacional de Aver-o-Mar. O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, esteve presente na abertura da primeira sessão e alertou que, apesar de “a Internet ser um mundo extraordinário”, que nos “permite comunicar com pessoas do outro lado do mundo”, o “que lá é colocado, fica para sempre!”
Ficou assim dado o mote para que fossem abordados temas-chave como a falta de privacidade, as fake news, cookies, cibercrime e o perigo da exposição excessiva/vício das novas tecnologias através de vários vídeos e exemplos concretos de fraude e deturpação de imagens. Perante um público muito participativo, evidenciou as várias vantagens que a Internet nos traz diariamente e o que seu bom uso, à semelhança de outras ferramentas, depende exclusivamente de nós.
O PVPL – “Póvoa de Varzim Potencia Literacias” dedica-se à capacitação e formação de adultos ao longo da vida e faz parte do PAIOTI-PV – Plano de Ação das Operações Integradas nos Territórios de Intervenção da Póvoa de Varzim, financiado ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.