O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim informou que “a Águas do Norte, S.A. deu conhecimento do aumento das tarifas para o próximo ano que se traduzirá num aumento da nossa despesa em cerca de 90 mil euros”. No entanto, Aires Pereira fez questão de anunciar aos munícipes da Póvoa de Varzim que “este aumento não se irá refletir em nenhum aumento de tarifas para 2018”.

O executivo aprovou a abertura de concurso público para a recuperação da Rua António Graça no montante de 400 mil euros. A empreitada irá arrancar em fevereiro de 2018 e prevê a remodelação de todo o arruamento com a retirada da arborização, alargamento dos passeios, sobrelevação de todos os cruzamentos para acalmia de tráfego e segurança dos peões, remodelação de todo o material de revestimento e nova iluminação pública de acordo com as normas.

Foram aprovadas também a abertura do concurso para a primeira fase do saneamento na freguesia de Laundos no montante de 365 mil euros e para o novo passadiço entre o Campo de Futebol de Aguçadoura e o limite do concelho com um preço base de 520 mil euros.

O executivo aprovou um protocolo com a Fundação Monte, “uma fundação que tem vindo, no final do ano, a fazer algumas comparticipações e ajudas a instituições de solidariedade social do concelho da Póvoa de Varzim. Nesse sentido, com vista a que a Fundação obtenha estatuto de utilidade pública, aprovamos esse protocolo de cooperação”.

Ainda nesta reunião, o executivo municipal aprovou a declaração de utilidade pública para a Associação Pró-maior Segurança dos Homens do Mar. O edil considera que “ao fim de dez anos é reconhecido que lhe seja atribuída esta declaração”.

Foi aprovada a abertura do concurso público para a remodelação e requalificação do exterior do Mercado Municipal. Aires Pereira explicou que esta será “a próxima empreitada prevista para aquele edifício no montante de 550 mil euros que irá mudar completamente a forma como estamos habituados a ver o nosso Mercado Municipal, quer no rés-do-chão quer no nível mais elevado. Iremos reconverter toda a imagem, tornando o edifício mais enquadrado com a zona e com a requalificação que temos vindo a fazer no Mercado Municipal. Este é o primeiro passo para a concretização de um outro projeto que iremos fazer a seguir – a construção do parque de estacionamento subterrâneo no jardim fronteiro ao Mercado onde tem o Monumento aos Combatentes e toda aquela área que vai ser requalificada”. O Presidente revelou que tenciona “ter concluída a primeira fase até ao início do próximo Verão e, de seguida, durante o próximo ano, vamos elaborar o projeto de execução para depois lançar o concurso e em 2019 iniciarmos as obras de construção do parque subterrâneo”.

O executivo aprovou o contrato para a construção da primeira fase do campo de futebol de Balasar e o Código de Ética e de Conduta do Município da Póvoa de Varzim.

No âmbito dos apoios municipais, foram aprovados dois subsídios: um para a realização, no Pavilhão Municipal, das provas de âmbito distrital da Associação de Ténis de Mesa do Porto; e outro para a organização de um congresso de saúde no Axis Vermar.