Esta exposição, organizada pelo Museu Municipal, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, coloca aos olhos do público peças e obras de arte que fazem parte do vastíssimo espólio histórico-cultural da Santa Casa da Misericórdia. Veja fotogaleria.

De acordo com Deolinda Carneiro, diretora do Museu Municipal, este espólio acaba por ser “representativo da Póvoa de Varzim e não apenas da Misericórdia, pois é riquíssimo. E dado as peças serem tão raras e antigas, só mesmo nos primeiros dias estarão patentes na mostra os originais”. A exposição poderá ser apreciada até final de agosto.

Poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30 e sábado e domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Recorde-se que a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim realizou um ciclo de ações comemorativas do 1º centenário da Igreja da Misericórdia, que arrancou a 31 de janeiro de 2014 e decorreu ao longo de todo o ano, nomeadamente, conferências mensais sobre História, Arte, Arquitetura, Liturgia e Música, sempre no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia; exposições; edições de publicações comemorativas; visitas guiadas à Igreja e Museu da Santa Casa da Misericórdia; concerto integrado no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim; cunhagem de Medalha Comemorativa; e Eucaristia Solene em comemoração da bênção da Igreja.