No regresso, depois das férias, com o início do novo ano letivo, abrimos com orgulho o novo Portal Municipal, a terceira edição, após 2006, 2014, uma nova cidade digital à sua disposição.

É assinalável a mudança, não só para os visitantes, mas igualmente para os que aqui trabalham, expressa na eficiente apresentação de conteúdos, na velocidade, na interação e no dinamismo, em suma, uma maneira de estar que vai ao encontro de todas as gerações, adotando comportamentos de leitura arrojados, inovadores, irreverentes, mas igualmente estáveis e coesos, com distinção e elegância.

Não se trata de um retoque de imagem apenas, mas de uma mudança na apresentação, no funcionamento e na organização dos conteúdos, aproveitando praticamente todos os recursos mais recentes de desenvolvimento tecnológico na web.

Consequência disso, um portal mais rápido e um design que desperta um sentimento de empatia com o utilizador, pela sua personalidade, amplitude e estabilidade, um espaço criativo e dinâmico, intuitivo, simples e confortável, sem perder o tradicional rigor no conteúdo e na informação.

O município em formato digital apresenta-se com as mesmas preocupações de sempre, oferecer aos munícipes e aos visitantes da Póvoa de Varzim um espaço de interação e convívio eficiente e confiável, na prestação dos vários serviços, na informação rigorosa, na oferta lúdica e turística e na promoção dos valores que nos distinguem: Inovar no Presente, Garantir o Futuro.

O novo espaço de relação está totalmente adaptado aos vários meios – computador, fixo e portátil, tablet e telemóvel – responde aos vários comportamentos e dimensões, e está organizado em 7 grandes áreas de atividade: Notícias; eServiços, Agenda; Município; Território; Multimédia e Contactos.

Esta organização está imediatamente acessível no Menu horizontal, na entrada, que adota o modelo simultâneo drop-down e fixo, assim que iniciamos viagem nos vários conteúdos, facilitando o acesso, a transição, a mudança e o regresso a qualquer área da cidade digital. O formato drop-down permite uma viagem rápida e sintética sobre todos os conteúdos, do mesmo modo que o recurso Explorar, situado no topo, permitirá o acesso ao Mapa do Sítio, em que o utente, premindo o cursor, pode arrastar da esquerda para a direita e verificar onde se encontra ou selecionar o que pretende aceder. Ainda outra ferramenta essencial de consulta é o campo O que procura… logo em cima, identificado com uma Lupa, que facilita a busca sobre as mais de 19 mil páginas de conteúdos agregados a este portal.

Logo na entrada, no topo do portal, vamos encontrar também os botões de acesso rápido para o registo na fonte de notícias e comunicações, às redes sociais e à informação sobre o clima na cidade.

Mas é imediatamente na Entrada que mais se evidencia o novo comportamento dinâmico e moderno com a apresentação dos principais destaques em grande formato, uma linguagem muito contemporânea, cinematográfica, um mundo habituado aos ecrãs… em sequência carrossel, em que o utente assiste calmamente ao que lhe é apresentado ou, se preferir, com o cursor ou com as teclas seletoras, da esquerda para a direita ou ao contrário, ou mesmo com o dedo, em ecrãs táteis, selecionar o que pretende visionar, isto é, como quem folheia um livro ou um jornal ou está a disfrutar na “sua sala de cinema”.

A seguir, o utente é convidado a aceder ao canal Notícias, com a apresentação de conteúdos em sequência ou de forma selecionada conforme preferir. Mais uma vez, as novas notícias estarão preparadas para disponibilizar os vários conteúdos escritos, de imagem e vídeo ou documentos anexos, em linguagens modernas e amigáveis. As notícias ocupam uma parte fundamental do contacto e da atividade com os utentes, por isso, no rodapé do portal está disponível a área de registo de notícias para regularmente receber na sua caixa de correio eletrónico a nova eNotícia.

Quem efetuar esse registo habilita-se também a receber a nova eAgenda, onde estarão todos os eventos a acontecer na Póvoa de Varzim. Ainda que não esteja registado, o utente do novo portal pode aceder ao novo canal de eventos do concelho e consultar, conhecer e planear o seu quotidiano mais lúdico e de convívio. A Agenda é um espaço agradável, limpo e de fácil leitura. O planeamento e o acesso aos conteúdos pode ser efetuado de forma sequencial, única ou através do calendário.

Porque estamos a falar daquilo que mais evidencia as cidades, os seus eventos, os seus atrativos, as suas características, nada melhor que apresentar o novo canal Visite Póvoa de Varzim, percebendo as boas razões para Conhecer, Visitar, Ficar, Fazer e Comer e aceder a um conjunto de ofertas de apoio, como folhetos, mapas e às aplicações de referência em mapas e ofertas turísticas.

Seguimos para o eServiços, o novo canal municipal de todos serviços que podem ser realizados on-line, como por exemplo, pedidos de esclarecimento, apresentação de reclamações, pedido de entrevistas, envio de sugestões, submissão de projetos, consulta de projetos, de licenciamentos, de requerimentos, de regulamentos, avisos, editais e anúncios e no acesso aos Centros de Atendimento Municipais ou Espaços do Cidadão.

O canal Multimédia é o ponto de encontro dos conteúdos em diferentes linguagens. Na página de entrada, em destaque, com fácil acesso e leitura, os vídeos mais recentes, depois, já mais dentro da área respetiva, pode escolher entre as Videogalerias, Fotogalerias, eNotícia, eAgenda, a Folha Cultural e a Folha Desportiva, isto é, as publicações regulares do município.

O Território é o canal que disponibiliza os conteúdos sociais, culturais e económicos. Aqui está o Ambiente, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, a Coesão Social, a Cultura, o Desporto, a Juventude, a Educação, o Turismo e o Investmais, área dedicada ao desenvolvimento económico.

O canal mais institucional e político é o Município, com as secções Presidência, com tudo o que é relativo às competências e atividade do Presidente da Câmara Municipal, os órgãos Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, o Urbanismo, as Obras Municipais, os Equipamentos, entre outros, tudo áreas que reúnem conteúdos próprios, mais constantes, e outros que decorrem da sua própria vivência.

Por fim, chegamos ao rodapé da página de entrada e aí encontramos os contactos e endereços institucionais do município e o de gestão do Portal Municipal, a informação relativa à utilização do meio de comunicação e à informação técnica sobre a Acessibilidade, Privacidade e Segurança, a Ficha Técnica, e ainda, o acesso e registo nas Aplicações da Póvoa de Varzim, a cor azul, geral e de serviços, e a cor vermelha, mais dirigida a atividade turística.

Está relançado o Portal Municipal, o mais acessível, mais rápido e mais moderno instrumento de apoio aos munícipes, à cidadania e à governança.

O novo Portal Municipal, em conjunto com as suas redes de comunicação social, é o meio de comunicação mais utilizado e de referência no concelho.

Deixamos o convite para que explorem o novo espaço digital, vivam intensamente, deixem-nos as vossas sugestões e apreciações pelo grpc@cm-pvarzim.pt e apresentamos os nossos agradecimentos, pela cordialidade e pela colaboração prestada. Até sempre!