É uma iniciativa da União Europeia, através das agências nacionais para o programa Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade, juntamente com a rede Eurodesk, que se realiza de 2 em 2 anos. A edição 2021 da SEJ está subordinada ao tema “O nosso futuro nas nossas mãos”.

Nesta semana, a Casa da Juventude tem encontro marcado com o Clube da Europa da Escola Secundária Eça de Queirós, os jovens da Associação Recreativa Regufe e do MECS – Movimento de Empreendedorismo e Criatividade Social, em Laúndos.

Quinta-feira, 27 de maio, 10h20: Escola Secundária Eça de Queirós;

Quinta-feira, 27 de maio, 19h00: MECS – Movimento de Empreendedorismo e Criatividade Social, Junta de Freguesia de Laúndos;

Sábado, 29 de maio, 11h00: Associação Recreativa Regufe, Sede.

(Os eventos estão registados na plataforma e mapa da EU-Youth Week).

Estas iniciativas visam dar a conhecer oportunidades da União Europeia no domínio da juventude, nomeadamente o novo programa ERASMUS+ 2021-2027 e Corpo Europeu de Solidariedade. Para além da apresentação do ponto municipal Eurodesk existente na Casa da Juventude, pretende desafiar os jovens a debater a questão/tema desta SEJ “O nosso futuro nas nossas mãos”, através de dinâmicas informais e jogos.

As SEJ permitem debater temas pertinentes para os jovens, dar a conhecer as oportunidades da União Europeia no domínio da juventude e celebrar histórias de sucesso. Trata-se do maior evento europeu para os jovens e para o setor da juventude na Europa.