Um de natureza interna sobre a situação em que ficam os funcionários do Município e quais são os serviços que ficam encerrados e como os poveiros se podem relacionar com o edifício.

Despacho da Presidência nº 11/ GR/ 2020

O outro despacho refere-se a um conjunto de determinações relativas a edifícios exteriores ao edifício principal, os que vão ficar encerrados, os que vão ficar com acesso condicionado e a forma como todos devemos fazer chegar as nossas solicitações.

Despacho da PresidÊncia nº 10/GR/2020

O Presidente reconheceu que “são medidas, naturalmente, exigentes, mas que têm em primeiro lugar o objetivo de proteger quer os funcionários do Município que têm que continuar a garantir o funcionamento do concelho e quer as próprias pessoas que aqui se dirigem”, acrescentando que “são momentos especiais estes que vivemos e, portanto, acho que toda a gente aceitará estas condicionantes porque são em favor de todos”.

Sobre o comportamento dos poveiros perante esta situação, Aires Pereira transmitiu que “sem nenhuma quarentena oficial, as pessoas têm vindo, de forma verdadeiramente excecional, a cumprir e a entender que este é o comportamento que pode levar a que consigamos mais rapidamente debelar a situação em que nos encontramos. Os poveiros têm tido um comportamento verdadeiramente notável, que enalteço e agradeço”.

O autarca informou que “a Polícia Municipal e a Proteção Civil estão em permanência nas nossas ruas a aconselhar comportamentos e alertar para comportamentos menos seguros”, alertando que “esta é uma situação que irá perdurar bastante no tempo e, portanto, temos que ter algum sentido de fiscalização e reprovação pública para quem continuar a ter comportamentos de risco e para isso a Câmara Municipal tem uma linha telefónica aberta (800 272 625) e os nossos agentes deslocar-se-ão a qualquer sítio para fazer cumprir a lei e para aconselhar as pessoas. Iremos continuar com este serviço em permanência”, garantiu.

O Presidente da Câmara anunciou uma medida muito importante: o Serviço de Apoio Social. “Vamos tendo nota de que as situações se vão multiplicar pela perda de rendimento de muitos cidadãos. Estamos atentos e disponíveis e temos meios para ajudar as pessoas que se encontrem nessa situação, que devem dirigir as suas comunicações para o Gabinete de Ação Social do Município. Este é considerado um serviço da maior urgência e continuará sempre em funcionamento porque estas situações têm que ser acompanhadas e as pessoas têm que sentir que o Município está inteiramente do seu lado e tudo fará para minimizar as situações que vamos passar ao longo dos próximos meses”.

Em relação aos eventos previstos para os próximos meses, Aires Pereira disse que “nesta altura, ninguém é capaz de adivinhar o que vai acontecer no mês de junho, mas sabemos que se tratam de organizações muito pesadas com meses de preparação anterior, quer a nível de compromissos contratuais quer com os serviços e associações. Entendi por bem ter um contacto com todas as associações, em primeiro, as que estão envolvidas diretamente no São Pedro, dando-lhes nota que devem ter um comportamento cauteloso de não assumir qualquer tipo de responsabilidade porque não sabemos, a esta distância, se será ou não possível a realização desse tipo de eventos, como Os dias no parque, São Pedro ou Póvoa ao Ar Livre. Nesta altura, não é possível estarmos a assumir compromissos que depois podem custar muito caro o seu cancelamento. Portanto, é avisado que nesta altura não seja assumida nenhuma responsabilidade desse género. Quando lá chegarmos, faremos uma festa à dimensão daquilo que forem os recursos disponíveis nessa altura e à dimensão daquilo que for a alegria possível nesse momento”.

O edil terminou realçando que “o que importa são as pessoas e a preservação da sua saúde. Tudo o resto é secundário”.