“O Românico no Caminho de Santiago” é o título do colóquio que a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates irá realizar nos dias 20 e 21 de novembro.
A Igreja Românica foi o local escolhido para acolher o evento cujo tema tem suscitado, cada vez mais, o interesse dos peregrinos, investigadores e comunidade eclesiástica.
O programa irá arrancar às 10h00 com as boas-vindas aos convidados e, às 11h00, terá início a 1ª sessão dos trabalhos com Francisco Singul, S.A. de Xestion do Plan Xacobeo; Deolinda Carneiro e José Flores Gomes, do Museu Municipal da Póvoa de Varzim; José Augusto Maia Marques, professor do Instituto Universitário da Maia (ISMAI). Às 14h30 irá arrancar a 2ª sessão dos trabalhos com Carlos Madaleno, da Câmara Municipal da Covilhã; José Ramon Soraluce, da Universidade da Corunha; e Paulo Sá Machado, Comissário Geral do Colóquio “Caminhos de Santiago por Rates”. A 3ª sessão dos trabalhos terá início às 16h30 com Pedro Abeal Sousa, professor no CIP do Feal, Narón, A Coruña; Francisco Gonçalves, da Universidade de Aveiro; e Xosé Leira Lopez, da Universidade da Corunha.
No segundo dia, a 4ª sessão dos trabalhos irá começar às 10h00 com Arlindo Cunha, professor da Universidade Católica do Porto; e Ramon Izquierdo Perrin, da Universidade de Corunha. Às 11h30, Jean Claude Benazet apresentará a sua composição “Ultreia”.
S. Pedro de Rates procura, desta forma, promover a freguesia e o seu património cultural.