Num outro ponto, está também a fazer-se a ligação entre Rua Sacra Família e a Rua Almeida Brandão, ligação esta que vai cruzar-se com o troço acima referido e estender-se, futuramente, até à Rua Comendador Francisco A. Quintas, nas imediações do hipermercado Modelo.

via B 01

Com a construção da Via B, a Póvoa adquire uma artéria de extrema importância, que permitirá o atravessamento da cidade para sudeste, a partir da Avenida do Mar, sem ter que passar pela malha urbana. Com uma extensão de cerca de dois quilómetros, a Via B vai ligar a última rotunda da Avenida do Mar, antes da A28, ao limite sudeste da Póvoa, cruzando-se com as ruas do Comendador Francisco A. Quintas, das Arroteias, de Almeida Brandão, Via General Humberto Delgado, Rua Sacra Família, Dr. Belarmino Pereira e Viriato Barbosa.  O cruzamento com estas ruas será feito com rotundas, que reduzem a velocidade dos veículos e permitem uma melhor ordenação do tráfego.

via B 02

Os custos envolvidos e a morosidade dos processos de expropriação de alguns dos terrenos por onde vai passar a nova estrada, obrigaram a uma maior morosidade no avanço da obra, que se está a processar por fases. A segunda está agora no terreno e conta já com algumas estruturas anteriormente concebidas para se integrarem na obra. É o caso do nó de ligação entre a Avenida do Mar e a Rua Comendador A. Francisco Quintas, que já tem o perfil necessário para se articular com a nova via, garantindo os acessos e saídas do hipermercado que ali se encontra.
Artéria estruturante indispensável para uma cidade em crescimento, a Via B permitirá ordenar o trânsito com uma visão de futuro, cumprindo o objectivo de afastar os automóveis do centro urbano.