A grande anfitriã foi a Escola Villa Luce, de Eschborn, que em conjunto com agência 20 Quê, de Main Taunnus, e com os representantes da Escola Mapadi e de Zabbar, realizou durante uma semana uma Oficina de Linguagem. Os seis participantes, entre os 16 e os 66 anos, trabalharam e reflectiram sobre as diferentes deficiências de linguagem, as barreiras que, muito frequentemente, cada cultura produz e as diferenças de entendimento entre as idades. Foi um grande desafio para os participantes e respectivos técnicos e para os orientadores Isabel Dorn, artista de teatro, e para Ursula Schmidt, técnica de vídeo.

Ao longo de uma semana, os participantes foram convidados a trabalhar a linguagem gestual, interpretando-a e associando um movimento/comportamento correspondente e daí partiram para a realização de um vídeo designado de „Treffen sich 6“. O resultado foi pleno de efeito, quer para os intérpretes, quer para os que puderam assistir à apresentação do vídeo, na passada sexta-feira, por ocasião das festas da cidade de Eschborn, a Eschenfest.

A Sr.ª Vereadora das relações internacionais e de geminação, Angelika Odenwald, aproveitou o momento de estreia pública dos novos actores para salientar a importância destes projectos que trazem para a vida activa pessoas habitualmente com menores possibilidades e nos ensinam a reflectir sobre acções menos comuns. Foi certamente, como afirmou, um momento importante para eles, pela experiência, a todos os níveis, do conhecimento intelectual ao humano, e para as nossas cidades, uma vez que afirmou a nossa responsabilidade social e contribuiu para a coesão das nossas comunidades.

Recordamos que a realização de intercâmbios entre instituições dedicadas aos deficientes e entre as cidades geminadas vem de longe, tendo mesmo, em 2003, recebido a Estrela D’Ouro das Geminações, pelo relevante contributo na edificação do espírito da União Europeia.

Esta iniciativa contou com o envolvimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas.

Os interessados podem consultar o trabalho final do Luke Allen, Zabbar, de Maria Zarb, Zabbar, de Vera Ermelinda Gomes Ferreira, Póvoa de Varzim, de Carmén Manuela Campos Amaral, Póvoa de Varzim, de Martina Augustin, Eschborn e do Peter Bindewald, Eschborn, basta consultar a ligação que apesentamos aqui.