A iniciativa estará dividida em duas sessões pedagógicas, uma da parte da manhã, às 10h30 e outra de tarde, às 14h30 e destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos.

A fotografia Estenopeica ou PinHole é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes, que liberta a câmara de acessórios “desnecessários”, criando imagens com o mínimo de recursos.

Nesta oficina, tirando partido da simplicidade deste conceito de fotografia, os participantes vão construir a sua própria câmara fotográfica e vão criar fotografias singulares, as quais serão reveladas pelos próprios.

Estas câmaras tão simples, que dispensam o uso de lentes, e que por essa razão exigem tempos de exposição mais longos, cedo se revelaram propícias à fotografia de paisagem, proporcionando imagens surpreendentes.

A oficina tem como principais objetivos ensinar aos mais novos acerca da importância da luz na fotografia; fazê-los entender o funcionamento de uma câmara de fotografia básica e como é fácil criá-la a partir de uma simples caixa de fósforos, de sapatos ou de uma lata; ensinar como fazer uma fotografia com uma câmara PinHole (utilizando papel fotográfico); providenciar a experiência de revelar e imprimir uma fotografia no laboratório preto/branco e oferecer diversão aos mais novos, através do ensino desta arte.