O Orfeão Povoense irá celebrar o centenário da sua primeira apresentação pública, que aconteceu no dia 25 de abril de 1915.
No Cine-Teatro Garrett, no dia 24 de abril, às 21h30, será apresentada uma exposição, na qual constará uma variedade documental que narra a história do Orpheon Povoense, especialmente tratada pelo Arquivo, Biblioteca e Museu da Póvoa de Varzim, e um espetáculo que recordará essa primeira apresentação com a atuação do Coral “Ensaio”, acompanhado pelo Grupo Instrumental da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
O espetáculo musical inclui excertos de “O Caloiro”, opereta em dois atos, finalizando com a entoação da Cantata ou Hino do Orpheon, obras de Josué Trocado. Este espetáculo conta com a intervenção da Escola Secundária Eça de Queirós, através da montagem dos cenários multimédia levada a efeito pelos alunos do curso profissional.
Sublinhe-se que, na data a celebrar, “o produto” do espetáculo reverteu «em benefício do Posto de Socorros a Náufragos que será enriquecido com um carro porta-cabos do modelo mais aperfeiçoado», conforme noticiam documentos da época. Assim, de igual forma, o que se apurar na bilheteira reverterá a favor dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim que também se associam no evento. Com efeito, todos deveremos comparticipar, na entrada, com “5 Voluntários”, em troca do simbólico bilhete.