Foi feita uma sobrelevação de passadeiras na zona balnear (deste a rotunda do Alto de Martim Vaz até à antiga Escola da Lapa) e na zona escolar da cidade (área envolvente às escolas secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós e Escola de Música da Póvoa de Varzim). Foram alvo de intervenção a Rua Dona Maria I, a Rua Dr. Leonardo Coimbra e o cruzamento entre a Rua de Camilo e a Praça Luís de Camões (zona escolar), a Avenida dos Banhos, a Avenida dos Descobrimentos e o Largo António Nobre (zona balnear).

A intervenção consistiu na microfresagem do pavimento, na aplicação de duas camadas de betuminoso e na aplicação de pintura termoplástica na definição e reforço da sinalização rodoviária horizontal existente.

O alteamento das passadeiras teve como objetivo priorizar o peão sobre o automóvel em zonas fulcrais da cidade, onde milhares de pessoas circulam diariamente. Com esta requalificação, os veículos são obrigados a reduzir significativamente a velocidade, garantindo condições de segurança para o trânsito pedonal, em especial para pessoas com mobilidade condicionada.

Esta é mais uma obra enquadrada num trabalho que a autarquia vem desenvolvendo nos últimos anos em prol da mobilidade, não só dos cidadãos portadores de deficiência motora, mas também da população em geral. O esforço da Póvoa de Varzim neste sentido foi reconhecido desde 2008, com o Município a ser galardoado com a Bandeira de Prata da Mobilidade, atribuída pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território.