As meias-finais realizam-se no sábado, 10 de setembro. Às 16h00, a AM Granja defronta o Boavista e às 18h00, o Póvoa Futsal vai enfrentar o Freixieiro.

Os vencedores de ambas as meias-finais vão defrontar-se na final do torneio, que se realiza no domingo, às 18h00. Duas horas antes, às 16h00, os derrotados vão disputar o 3º e 4º lugar.

Com pergaminhos no futsal nacional, o Freixieiro sagrou-se campeão nacional na temporada 2001/02 e venceu a Supertaça disputada na época seguinte. O Boavista, também um clube de tradição na modalidade, venceu a Supertaça em 2005, derrotando o campeão nacional à época, Benfica, por 4-2. A AM Granja, de currículo mais modesto a nível nacional, assume-se como uma força na região do Porto, tendo vencido a Divisão d´Elite da AF Porto na temporada passada e a Taça da AF Porto nas duas últimas épocas.

Todas as quatro equipas encaram este torneio como um momento importante para a preparação da 2ª Divisão da temporada 2016/17, com vista à subida ao escalão maior do futsal português. De recordar que o Póvoa Futsal, um jovem clube fundado em 2008, já participou por 2 vezes na Liga Sportzone (1ª Divisão nacional), nas temporadas 2013/14 e 2014/15.

A realização da 9ª edição do Torneio Futsal Cidade da Póvoa de Varzim vai coincidir com a primeira jornada do campeonato da 1ªDivisão Distrital do Porto em femininos. No sábado, 10 de setembro, às 20h00, a equipa feminina do Póvoa Futsal defronta a União Desportiva Estrelas de Rio Mau, igualmente no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Com o apoio da Câmara Municipal poveira, o Torneio Futsal Cidade da Póvoa de Varzim é uma iniciativa que visa dinamizar o futsal no concelho, atrair novo público para a modalidade e mostrar as caras novas do plantel para a temporada que se avizinha. A entrada para o evento é livre.