Passar para o conteúdo principal

Todos os meses, o Museu Municipal convida os munícipes a conhecerem uma peça especial em exibição. Em abril, está em exposição o quadro de João Fernandes Gomes Amorim relativo à Praia de Banhos da Póvoa de Varzim.

Trata-se de um quadro com temática marítima, pintado a óleo, representando a praia a norte do Passeio Alegre. Reconhece-se o “Café Ribeiro”, barcos, varais, casario litoral e as barracas da praia, que se tornam mais pequenas, numa perspetiva algo ingénua, o mesmo acontecendo com a representação do mar, rochedos e embarcações.

São visíveis minúsculas figuras de banhistas, em frente às barracas de praia, enquanto, em primeiro plano, se observam figuras de pescadores e “pescadeiras” de pé. Na verdade, esta “marinha” reproduz gravuras e pinturas, publicadas em revistas de 1882 a 1888. Curioso, ainda, é o facto de conjugar, numa só perspetiva, duas vivências do espaço, a praia dos pescadores e a dos banhistas, o que não era usual.

O pintor João Fernandes Gomes Amorim (Póvoa de Varzim 1866 – Vila do Conde 1936) e o seu atelier, no Largo do Café Chines (atual Largo Dr. David Alves) são divulgados, num artigo do jornal “A Independência” de 10-2-1895. O texto destaca, de modo elogioso, os anúncios pintados em vidro e um “emblema”, ilustrando a alegoria – “O Amor dominando a Força”. Mas, na verdade, apesar de decorativa e de apresentar uma curiosa seleção iconográfica das fontes de inspiração, a qualidade da pintura é apenas sofrível.

Pode ver a Peça do Mês do Museu Municipal de terça a domingo, entre as 9h30 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00, pelo valor de 1 euro. A entrada é livre às quintas-feiras e para estudantes, professores, reformados, associados da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Grupo de Amigos do Museu da Póvoa de Varzim.

Receba todas as informações, notícias e convites que a Póvoa de Varzim tem para si.