O Encontro que começou no dia 17, é organizado pela autarquia alemã de Eschborn em colaboração com as autarquias participantes e ainda com a Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas.

Partir “À Descoberta da Identidade Europeia” é o desafio proposto, com especial enfoque na II Guerra Mundial, ou não fosse a Alemanha um dos países onde existem marcas evidentes deste conflito. No entanto, o programa de actividades reservou os três primeiros dias do Encontro para um conjunto de actividades que promoveram a confraternização e a integração dos vários jovens. Assim, e formando grupos de nacionalidade e sexo mistos, os jovens praticaram arborismo, cicloturismo e ainda canoagem.

Seguem-se, agora, um conjunto de visitas culturais a locais de interesse histórico, sendo que já ontem a comitiva intercultural deslocou-se até Stralsund, cidade a cerca de 120 quilómetros de Ueckermünde que, em Outubro de 1944, foi bombardeada, tendo parte da cidade sido destruída.

Estão ainda agendadas visitas a Berlim, no dia 23, onde vão visitar o Memorial do Holocausto, e a Stettin, na Polónia, no dia 25. No dia seguinte a cada uma das visitas os jovens reúnem-se em grupos para participar em oficinas de trabalho onde, através de vídeo, fotografia, multimédia, colagens, entre outras técnicas, e usando o conhecimento adquirido em cada uma das visitas, os jovens expressam as suas ideias acerca da II Guerra Mundial, numa actividade que tem como objectivo consciencializar os participantes não só sobre o conflito e as suas repercussões, mas também sobre uma Europa que é de todos, sem esquecer a educação para os Direitos Humanos.

Enc Int Jovens 2008_01

Os jovens vão ainda participar em viagens de barco à vela, entre os dias 26 e 28 de Julho, e confraternizar, através de actividades desportivas e de lazer, com jovens de Ueckermünde, no dia 29.

Enc Int Jovens 2008_02

O dia 30 de Julho fica marcado pela apresentação final, altura em que os jovens exibem em público os projectos resultantes das oficinas de trabalho, numa grande festa que vai contar com a presença de representantes de cada uma das cidades, sendo a Póvoa de Varzim representada por Manuel Angélico, Vereador do Pelouro da Juventude. Nesse dia, vai ainda ser elaborada uma cápsula do tempo, onde os jovens vão depositar um “pedaço de memória” como um CD, uma fotografia ou outro objecto que os ajude a “lembrar o futuro”. Esta cápsula vai ser posteriormente “escondida”.

O Encontro Internacional de Jovens decorre, este ano, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Reúne 45 jovens, entre os 14 e os 17 anos das quatro nacionalidades, acompanhados por 12 monitores. O primeiro Encontro Internacional teve lugar em 1988, em Aguçadoura, na Póvoa da Varzim.