José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, referiu-se à condição de cidades-irmãs assumida há 25 anos assinalando que “valeu a pena a opção tomada. Porque a declaração de geminação se não limitou aos responsáveis políticos das duas cidades, não foi um processo fechado, social e culturalmente estéril”, constatou.

Sobre o caminho entretanto percorrido, disse que “suaviza o futuro que nos aguarda, porque temos, cada dia que passa, mais companheiros, da Póvoa de Varzim, de Montgeron, de Eschborn e de Zabbar, nesta caminhada, que agora é conjunta e que mobiliza de facto o germe da continuidade e da renovação: é que são sobretudo os jovens, das nossas cidades e dos nossos países, quem se faz arauto desta mensagem de cooperação entre os povos. Eles sabem, melhor que nós, ser solidários e fraternos”.

O autarca poveiro afirmou ainda que “ser europeu tendo como base o intercâmbio cultural entre cidades é a via mais próxima e mais eficaz para a implementação de políticas que conduzam à solidariedade entre povos, pela adesão espontânea e entusiástica dos cidadãos. Este é o caminho que as cidades, geminando-se, prosseguem. Como as populações vivem, cada vez mais, em cidades, isto significa que o mundo, globalmente, caminhará, progressivamente, na direcção da paz. É isso que, 25 anos após o início deste processo, desejamos, no momento em que renovamos os votos da primeira hora”, concluiu.

Gérald Herault, Presidente da Câmara Municipal de Montgeron, declarou que o acordo estabelecido entre os dois municípios representa “um sinal de abertura, uma aposta na amizade”, acrescentando que “é, de facto, a amizade o que une as nossas comunidades, uma amizade antiga, alicerçada pelos numerosos intercâmbios realizados desde há 25 anos. Esta amizade cresceu ao longo dos anos, cimentada por homens e mulheres comprometidos, que a mantiveram activa”.

Este Protocolo, que mantemos vivo ao longo dos anos, é muito mais do que um acordo oficial, é, como gosto de repetir, uma ligação familiar. Desde 1986, num mundo em constante mudança, trocamos e partilhamos experiências, os nossos jovens encontram-se em intercâmbios, a nossa família vai-se construindo, tornando-se cada vez maior, constatou.

O edil referiu também que “agora que o nosso envolvimento está cada vez mais globalizado, mais interligado, mais interdependente, a nossa postura de conhecimento, de reconhecimento mútuo deve tornar-nos humanamente mais ricos e ajudar-nos a ultrapassar as dificuldades por que passamos actualmente, em especial na Europa”.

Foram interpretados os hinos nacionais dos países representados, alemão, francês e português, num momento que trouxe emoção redobrada à sala.

A cerimónia ficou ainda marcada pela entrega de presentes aos representantes das comunidades francesa e alemã, sendo que Montgeron recebeu uma Lancha Poveira e Eschborn um quadro onde está retratada a figura do poveiro.

A renovação do acordo de geminação que une a Póvoa de Varzim e Montgeron há 25 anos tem por base as relações de amizade estabelecidas entre os povos europeus e a certeza de satisfazer as aspirações e as necessidades das suas populações. Os municípios pretendem, assim, reforçar as relações entre as duas comunidades, estimulando o intercâmbio entre os seus habitantes, particularmente entre as novas gerações, com vista a um melhor conhecimento e compreensão mútua.