O projeto tem como destinatários todos os poveiros, maiores de 18 anos, sem competências de escrita e de leitura, ou que demonstrem debilidades e dificuldades de literacia.

O projeto-piloto, visando a sua naturalização no território, desenvolve-se durante o triénio 2019 /2021.

As atividades serão desenvolvidas em todo o concelho e nas diversas instalações disponibilizadas pelos vários parceiros promotores integrantes do Conselho de Instituições Promotoras do projeto (CIP).

Para a execução do projeto, a APEFA disponibiliza um corpo especializado e de alargada experiência no campo de Educação de adultos para monitorização e acompanhamento técnico e Pedagógico.

A especificidade deste projeto–piloto, pioneiro e único no país, comporta desafios importantes, que serão objeto de atenta avaliação a desenvolver pela equipa do Instituto de Investigação de Educação de Adultos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Em Portugal, há mais de meio milhão de adultos portugueses sem saber ler nem escrever e mais de 2.5 milhões com o nível mais básico de escolaridade.

Todos são bem-vindos na implementação deste projeto e a organização disponibiliza um formulário online para os interessados que pretendam colaborar como formadores neste processo emancipatório.

A fim de sistematizar a sinalização de adultos com um perfil de ausência ou de reduzida literacia, da leitura e da escrita, a organização solicita também a colaboração de todos, no preenchimento do formulário online, sempre que identifique uma pessoa adulta nestas circunstâncias.

Para mais informações ou esclarecimento de qualquer dúvida, devem contactar o Gabinete de Educação de Adultos, Câmara Municipal ou as entidades copromotoras do projeto, ou pelos seguintes emails: eadultos@cm-pvarzim.pt /percursoscidadania@gmail.com e apefa.aprendencias@gmail.com