Do programa consta a Eucaristia, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, às 7h30, e no final da cerimónia, pelas 9h00, inicia-se o percurso a pé ao longo de 7 quilómetros que separam a Matriz da Póvoa do altar no terreiro do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, numa procissão comandada pelo andor da devoção, carregado em ombros por pescadores.

Às 11h00, realiza-se a Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e animada pelo Grupo Coral Paroquial de S. Miguel de Laúndos e pelo Coro Manuel Giesteira (CMG). 

Da parte da tarde, às 16h00, tem lugar a recitação do terço, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e cerimónia do adeus. As cerimónias da tarde são animadas pelos coros: Coro Infantil de Amorim & Coro Infantil de Laúndos e Pequenos Cantores de Amorim & Pequenos Cantores de Laúndos.

Este ano em todos os Santuários da Arquidiocese de Braga somos convidados a que sejamos Discípulos Missionários. Em ano pastoral é dedicado à “Fé Anunciada” este desafio é inspirado em S. João 13, 15: “Assim como Eu fiz, vós façais também”.

Em Ano Santo, o Jubileu da Misericórdia não pode passar ao lado, e assim fica também o convite a que sejamos Misericordiosos como o Pai.

Um dos atrativos no dia da Peregrinação são os sempre belos tapetes de flores, um dentro do Santuário e outro no terreiro, mesmo em frente ao altar, onde se celebra a Eucaristia.