Passar para o conteúdo principal

No dia 22 de maio realiza-se a 70ª peregrinação arciprestal à Nossa Senhora da Saúde, desde a Igreja Matriz da Póvoa de Varzim até ao Santuário de Laúndos e que conta com cerca de 40 mil pessoas que todos os anos fazem o caminho.

Do programa consta a Eucaristia, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, às 7h30, e no final da cerimónia, pelas 9h00, inicia-se o percurso a pé ao longo de 7 quilómetros que separam a Matriz da Póvoa do altar no terreiro do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, numa procissão comandada pelo andor da devoção, carregado em ombros por pescadores.

Às 11h00, realiza-se a Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e animada pelo Grupo Coral Paroquial de S. Miguel de Laúndos e pelo Coro Manuel Giesteira (CMG). 

Da parte da tarde, às 16h00, tem lugar a recitação do terço, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e cerimónia do adeus. As cerimónias da tarde são animadas pelos coros: Coro Infantil de Amorim & Coro Infantil de Laúndos e Pequenos Cantores de Amorim & Pequenos Cantores de Laúndos.

Este ano em todos os Santuários da Arquidiocese de Braga somos convidados a que sejamos Discípulos Missionários. Em ano pastoral é dedicado à “Fé Anunciada” este desafio é inspirado em S. João 13, 15: “Assim como Eu fiz, vós façais também”.

Em Ano Santo, o Jubileu da Misericórdia não pode passar ao lado, e assim fica também o convite a que sejamos Misericordiosos como o Pai.

Um dos atrativos no dia da Peregrinação são os sempre belos tapetes de flores, um dentro do Santuário e outro no terreiro, mesmo em frente ao altar, onde se celebra a Eucaristia.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.