Depois de, na segunda-feira, as crianças terem aprendido a fazer papel reciclado, hoje foi a vez de aprender a pintar sobre este material. Com muita cor e imaginação, várias foram as crianças que quiseram participar nesta actividade, que se realizou esta tarde, entre as 15h30 e as 16h30.

Esta foi mais uma das acções de parceria entre a Biblioteca Municipal e a LIPOR na organização de actividades e jogos pedagógicos sobre educação ambiental. Agora com um calendário de Verão, as actividades estão a decorrer no Diana Bar, nos meses de Julho e Agosto, em sessões de uma hora de duração, a partir das 15h30, e envolvem a participação de crianças que, através de jogos e de oficinas de reutilização de materiais vão aprender as boas práticas ambientais.

A primeira destas oficinas de reciclagem e reutilização teve lugar esta segunda-feira e a próxima terá lugar quase no final da próxima semana, no dia 26 de Julho, dia dos Avós, em que as crianças são convidadas a levarem até ao Diana Bar os seus avós para participarem na oficina de reutilização onde aprenderão a fazer flores a partir de garrafas de plástico. Já em Agosto, estará de volta ao papel, mas agora o de jornal, a partir do qual as crianças aprenderão a fazer chapéus. No dia 9 de Agosto, o desafio será transformar embalagens de iogurtes em brinquedos e, no dia 13, aprender a fazer flores a partir de embalagens de cartão para ovos.

Com estas iniciativas, os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal, em colaboração com a LIPOR, promovem junto do público Infanto-Juvenil a reciclagem e a sua importância na preservação do ambiente.

O Diana Bar, onde funciona uma das duas Bibliotecas de Praia e onde há um cantinho dedicado aos mais novos, é o espaço ideal para transmitir esta importante mensagem em ambiente descontraído e de férias. Cada actividade é orientada por um ou mais técnicos da Biblioteca e do pelouro do Ambiente e por dois técnicos da LIPOR, os eco-conselheiros.