Esta medida está a beneficiar do apoio voluntário de agricultores de todas as freguesias, em coordenação com as respetivas juntas de freguesia, que irão proceder à pulverização de uma solução de hipoclorito de sódio nos passeios e ruas das freguesias das suas áreas de residência, diariamente, a partir das 21h00.

Ainda, em Aver-o-Mar, poderemos contar com a colaboração da empresa JLC, que irá, de forma voluntária, apoiar esta medida auxiliando na desinfeção das ruas e passeios dessa freguesia.

Pretende-se que o serviço decorra diariamente, enquanto se prolongar a situação de pandemia por COVID-19.

A desinfeção segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o SARS e o MERS (dois coronavírus da mesma família), onde se recomenda a desinfeção de ambientes com o hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogénio ou álcool.

Pede-se a compreensão e colaboração da população na implementação desta medida que visa reduzir o risco de contágio por coronavírus, estacionando as suas viaturas, sempre que possível, em garagens, para que a via pública esteja o mais desimpedida possível.

Mais se informa que, apesar de os produtos utilizados não serem nocivos para a saúde, poderão provocar manchas na roupa.