Na competição de Judo, Portugal arrecadou um total de três medalhas: uma de prata e duas de bronze.

No Ténis de Mesa, primeira competição internacional para jogadores com Síndrome de Down, a seleção nacional obteve uma medalha de prata e quatro de bronze.

A seleção das Quinas de Atletismo sagrou-se Tri-Campeã Europeia de Síndrome de Down, a seleção italiana ficou em segundo, cabendo o terceiro lugar à equipa turca.

No Atletismo é de registar ainda que foram estabelecidos 19 novos Recordes do Mundo e 16 novos Recordes da Europa – 5 Portugueses.

O sucesso não andou longe também dos atletas poveiros, pelo contrário. Estes conquistaram vitórias de relevo, em representação de Portugal ou do MAPADI. Assim, nos Campeonatos Internacionais de Atletismo, em Mosaico Masc, Ricardo Pires conquistou um honroso 2º lugar (3,27).

Já no Campeonato Nacional de Atletismo, nos 5000m Marcha Femininos, é de realçar o 1º lugar de Ana Catarina Ramos (MAPADI) com 36.07,97.

No Challenge Internacional de Ténis de Mesa, também houve vitórias dos atletas poveiros:

– Individual Fem: 2º lugar para Conceição Ribeiro;

– Individual Masc: Ricardo Pires subiu ao 3º lugar.

As entidades organizadoras – FPDD (Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência), ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual) e IAADS, Federação Internacional de Atletismo para Pessoas com Síndrome de Down – concordam que o balanço deste evento é muito positivo referindo-se especialmente à “importância destes campeonatos para os atletas com Síndrome de Down de todos os Países participantes”.

Mário Lopes, Presidente da FPDD, exaltou a excelente organização, que recebeu elogios por parte das altas instâncias presentes, principalmente por parte dos atletas e das delegações. De acordo com o dirigente da Federação, foi fundamental “o trabalho e a vontade de receber estes eventos”, mostrando-se, por isso, grato à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que cedeu os espaços desportivos e deu todo o apoio aos organizadores e participantes.

Nas competições participaram cerca de três centenas de atletas e dirigentes de 12 delegações vindas do Brasil, Finlândia, França, Gâmbia, Grã-Bretanha, Itália, República Dominicana, Macau-China, México, Turquemenistão, Turquia e Portugal, com as provas a serem repartidas pelo Estádio Municipal (Atletismo) e Pavilhão Municipal (Judo e Ténis de Mesa), num evento que contou também com o MAPADI como parceiro na organização.

Veja fotogaleria.