O Campo de Tiro de S. Pedro de Rates recebeu, no último dia 10 de maio, as finais de tiro com arco do desporto escolar, em que participaram 230 alunos.
A competição envolveu jovens de 22 estabelecimentos de ensino do Norte do país, com idades entre os 10 e os 17 anos. A iniciativa resultou de uma parceria, que dura há já vários anos, entre a Direção de Serviços da Região Norte do Ministério da Educação e Ciência e o Clube de Tiro de S. Pedro de Rates.
Durante a manhã realizaram-se as provas de qualificação, que ditaram os finalistas para as provas decisivas da tarde. O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, marcou presença neste evento num apoio claro do município poveiro ao desporto escolar e ao consequente benefício para os jovens praticantes. E foi com agrado que se verificou, no final, os bons resultados de jovens poveiros. Foram medalhados como segundos classificados: Jéssica Amorim e André Leite, da escola EB 2,3 de Rates, e Ana Rita Carvalho, da Escola Secundária Eça de Queirós.
O tiro com arco é uma modalidade olímpica que teve a sua estreia em 1900, nos Jogos de Londres. Caracteriza-se por exigir uma elevada capacidade de concentração, grande disciplina e responsabilidade. Contribui para o desenvolvimento da coordenação geral de movimentos, da motricidade fina e da postura corporal. Estes atributos fornecem competências aos praticantes que os ajudarão a enfrentar de forma mais eficiente as dificuldades e os desafios do dia-a-dia.
O Clube de Tiro de S. Pedro de Rates desenvolve a prática da modalidade com treinos regulares nas suas instalações e na escola secundária Eça de Queirós. Qualquer pessoa, independentemente da idade ou estado físico, poderá iniciar a modalidade, basta que entre em contacto com o Clube de Tiro de S. Pedro de Rates.