No seu discurso, o Presidente da Câmara começou por reconhecer que “este foi o projeto mais controverso e mais longo, bem como aquele que mais dificuldades teve para chegar ao dia de hoje. Mas aqui estamos. Como todas as coisas difíceis, esta também foi conseguida”.

Aires Pereira não tem dúvidas de que este espaço, última obra realizada com verbas da zona de jogo,  terá “uma utilidade enorme para as gerações futuras e para o que pretendemos sob o ponto de vista da mais-valia que vai trazer para toda a região”, acrescentando que “não é só um projeto para a Póvoa de Varzim, é para a Área Metropolitana do Porto, para o Norte de Portugal, ou seja, é um projeto que marca a diferença em Portugal e, sem dúvida, é um espaço de referência para poder ser ocupado durante todos os dias, ao longo de todos os anos e, dessa forma, ser a mais-valia que pretendemos em função do investimento que aqui foi feito”.

O Presidente da Câmara referiu ainda que o Póvoa Arena tem como objetivo combater a sazonalidade: “para os restantes meses, fora do Verão, precisamos ter atividade cultural, desportiva, comercial e económica. É para isso que serve este equipamento e foi para isso investimos na sua construção”.

Terminou, transmitindo que “este projeto deve-se única e simplesmente aos poveiros, àqueles que escolheram este caminho, que é o caminho do progresso, o caminho de tornar a Póvoa de Varzim um destino de excelência”.

Este momento inaugural contou com um programa variado de animações artísticas, no exterior e interior, com animadores, atletas e acrobatas – malabarismo, magia, momentos humorísticos, em interação espontânea com o público, a participação das academias AM Dance Studio, Dancing Rebels, Sportdance, Ginásio de Aguçadoura, RP Dancers e Gimnoarte, o charme intemporal da combinação performativa do acordeão com o bailado numa estética cinematográfica, e, por fim, a atuação do grupo Genesis, com Opera Intermezzo, com cantores líricos profissionais a interpretarem temas de opera, operetas, árias napolitanas que provocaram no público um enorme entusiasmo.