No Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim é a 21ª no ranking dos municípios de média dimensão que apresentam melhor desempenho financeiro no ano de 2015. E em 2º lugar no Ranking Global dos melhores municípios do Distrito do Porto.
Para o Ranking Global foram selecionados os seguintes 10 indicadores:
- Índice Liquidez
- Resultado Operacional deduzido de amortizações e provisões sobre os proveitos operacionais
- Peso Passivo exigível no Ativo
- Passivo por habitante
- Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício
- Prazo Médio de Pagamentos
- Grau de execução do saldo efetivo
- Índice de Dívida Total
- Grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos
- Impostos diretos por habitante
De referir ainda que a Póvoa de Varzim se encontra entre os 10 Municípios com melhor Grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos.
Uma boa gestão financeira deveria refletir o pagamento dentro do mesmo ano económico das despesas compromissadas no mesmo. Assim, seria desejável que a razão: despesas pagas/compromissos assumidos fosse próxima dos 100%. Em dezembro de 2015 o município da Póvoa de Varzim apresentou um rácio de 98,95%.
A edição de 2015 do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses foi divulgada a 22 de novembro.
João Carvalho, professor do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), é o coordenador deste estudo, na companhia de Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge, que é uma referência na radiografia das contas do poder local, sendo por muitos considerado a “bíblia” do poder local em Portugal.
Trata-se da 12ª edição do Anuário dos Municípios, uma publicação iniciada em 2003 e que teve, desde sempre, o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados.