Da parte da tarde, às 15h30, a Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves recebe José de Azevedo, que em colaboração com Clarice Marques, promete uma conversa animada sobre “o papel da mulher na comunidade piscatória”.

O renomado autor, jornalista e historiador poveiro vai abordar a mulher como “dona de terra”, “uma guerreira, uma lutadora e uma solidária”. Segundo o próprio, “o homem só tem como missão ir à pesca”, enquanto a mulher “é a Ministra da Economia, do Trabalho, das Finanças e da Educação. Governa a casa (o homem dá-lhe todo o dinheiro que ganha), compra o que é necessário (até a roupa para o marido), cuida dos filhos, trata dos negócios, faz redes, conserta redes, apanha sargaço em tempos de fome, e até vai ao médico pelo marido.”

À noite, a ação desenrola-se no Garrett, a partir das 21h00, com a estreia mundial do filme “Um Conto de Duas Cidades”, um documentário que retrata a realidade da Póvoa de Varzim dos anos 50. Realizado por dois cineastas ingleses, Morag Brennan e Steve Harrison, a ideia do filme partiu da descoberta da famosa fotografia tirada em 1956 à jovem Maria do Alívio, de 16 anos, caminhando descalça na rua das Lavadeiras.

O filme conta a história de duas Póvoas muito diferentes, segundo contam os realizadores: “Maria do Alívio representa a comunidade piscatória e um modo de vida tradicional transmitido, de forma intocada, de geração em geração, enquanto o cartaz publicitário de Sofia Loren representa a cidade turística e o mundo moderno envolvente, de consumismo e comércio.”

Morag e Steve trabalharam de perto com Manuel Costa, diretor da Biblioteca Municipal e com o historiador local José de Azevedo, na busca das pessoas adequadas para entrevistar. Steve Harrison sublinhou que “Manuel Lopes de Castro deu um contributo importantíssimo, ao ceder mais de uma hora de uma bela e rara metragem, a cores, filmada pelo seu pai no início dos anos 1960. ”

A entrada é livre (até à lotação máxima da sala) e os bilhetes poderão ser levantados no Cine-Teatro Garrett.