Sublinhando o compromisso assumido no seu Plano Estratégico 2020-2030 (enquadrado no eixo prioritário da Sustentabilidade Ambiental), o Município da Póvoa de Varzim tem vindo a implementar medidas neste sentido, assim como para sensibilizar a população para a importância de adotar comportamentos ambientalmente corretos e promotores de uma sociedade mais responsável.

Este último ponto refere-se, por exemplo, à limpeza e remoção imediata dos dejetos sempre que expelidos pelos animais para a vida pública – uma obrigação dos proprietários ou acompanhantes de animais, apenas excecionada nos casos de dejetos produzidos por cães-guia quando acompanhantes de invisuais. Ao não recolher os dejetos produzidos pelo animal de companhia, o infrator incorre na aplicação de uma coima que corresponde a um valor que pode chegar a um salário mínimo nacional.

Um outro cuidado a ter presente nos passeios diários com o seu cão é a utilização de trela, coleira ou peitoral. Os cães não devem passear sozinhos, nem soltos, pois podem colocar em perigo outros animais, pessoas ou mesmo a eles próprios.    

Por fim, e como os animais podem ser os nossos melhores amigos, o Município da Póvoa de Varzim convida todos os poveiros interessados numa adoção responsável a visitar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC).

Os interessados devem contactar através do número de telefone 252 090 093, ou visitar o CROAC no horário de atendimento, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, todos os dias úteis. Importa referir que a saída para adoção só se verificará depois de os animais estarem devidamente vacinados e identificados eletronicamente. Uma obrigação aplicável a todos os que detêm animais de companhia (cães, gatos e furões) e essencial na identificação de animais perdidos, assim como no combate ao abandono animal.