É com uma girândola de foguetes e repique de sinos que se anunciará o inicio das festividades, na próxima terça-feira, dia 6, às 12h00, a preceder a novena preparatória, às 17h45 e uma Eucaristia, às 18h00. A novena e Eucaristia repetem-se nos dias 7 e 9, no mesmo horário.

As festas prosseguem no dia 12, às 19h00, com Tríduo Preparatório e Eucaristia com Sermão, proferido pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Manuel de Sousa Valério.

A 13 de agosto, às 19h00, celebra-se nova Eucaristia com Sermão, estando reservada para  dia 14, véspera da grandiosa procissão, a Eucaristia da Vigília com Sermão, igualmente às 19h00. À noite, a partir das 22h00, Joana D´Arc irá atuar no Largo do António Nobre, num espetáculo musical que promete muita animação e que irá anteceder largada de fogo de artifício, às 24h00.

Chegados ao grande dia, o feriado de 15 de agosto, as atividades têm inicio agendado para o raiar do dia. Às 8h00, o repique dos sinos e uma salva de 21 tiros irão romper no ar; às 8h45, a Banda Musical da Póvoa de Varzim atua em frente à Igreja da Nossa Senhora da Lapa e às 9h00, celebra-se a Eucaristia Solene, presidida pelo Bispo D. Rui Manuel Sousa Valério e animada pelo coro Musica Instrumental. É da parte da tarde, às 16h00, que principia a imponente procissão de Nossa Senhora d´Assunção, considerada pela organização como a mais rica e sumptuosa do País.

Este ano, a procissão parte da Rua 31 de Janeiro e prossegue pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos até à Igreja da Lapa, onde termina. À passagem da procissão pela marginal poveira, os andores serão virados para o mar e milhares de foguetes serão lançados em saudação à virgem padroeira dos pescadores.

Na noite do feriado, às 21h45, o Largo António Nobre será o palco das atuações da Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Rancho Tricanas da Lapa. Os eventos culturais não se ficam por aí, com os Leões da Lapa Futebol Clube a receberem o Sarau Poveiro, no dia 16, às 21h30.

As Festas da Assunção só terminam uma semana depois, a 22 de agosto, com o Beija Mão da Senhora, entre as 9h00 e as 21h00, a que se seguirá uma última Eucaristia, às 22h00, e fogo de estalaria e repique dos sinos, que encerram as celebrações.