Ao todo, são nove praias do concelho que vão passar a ostentar este galardão durante a época balnear deste ano, um bom aumento face a 2023. Pode consultar todas as praias galardoadas a nível nacional aqui.

Tal como já havia acontecido com a atribuição das Bandeiras Azuis a 8 praias do nosso concelho, este novo reconhecimento é mais um garante de qualidade e excelência das praias localizadas na cidade e freguesias.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para receber esta classificação, as praias da Póvoa de Varzim tiveram que cumprir vários requisitos, designadamente quanto à qualidade da água (registar uma classificação anual “excelente” nas cinco épocas balneares passadas e apresentar resultados melhores ao nível de indicadores bacterianos em todas as análises realizadas na última época balnear).