Póvoa de Varzim, 18.02.2014 - O município irá criar um Gabinete de Planeamento e Controlo Financeiro (GPCF). A decisão foi tomada ontem em Reunião de Câmara.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, “Portugal está a entrar no último Quadro de Apoio Comunitário – que se estenderá até 2020 – e daí a importância de termos um conjunto de técnicos dedicados a esta matéria para que o município possa, dentro do que são os seus investimentos e prioridades, obter os fundos necessários”. As funções do GPCF irão passar por elaborar estudos e propor fontes de financiamento para as atividades municipais, informar os serviços municipais das medidas e programas de financiamento disponíveis, elaborar os processos de candidaturas que venham a ser propostas pelos serviços municipais, assegurar o acompanhamento da execução dos programas de financiamento junto das entidades financiadoras, assegurar a articulação dos procedimentos inerentes à arrecadação e registo/controlo de receita com os diferentes serviços, promovendo iniciativas de otimização processual.
O município irá proceder à expropriação de uma parcela de terreno, com vista a melhorar o tráfego de acesso à Zona Industrial da Estela. Tal como explicado pelo Presidente da Câmara Municipal, “este alargamento da via revela-se da maior premência, dado que o atual perfil transversal dessa via apresenta uma largura manifestamente insuficiente para suportar o tráfego que ali circula”.
Em junho, a Póvoa de Varzim irá receber três jogos de Voleibol disputados pela Seleção Nacional e que têm como objetivo apurar equipas para o Campeonato Mundial da modalidade. Estas três competições contarão com “transmissão televisiva, o que é sempre importante para a divulgação da marca Póvoa de Varzim e do nosso potencial enquanto destino de realização de grandes eventos desportivos”, explicou o autarca.
À Associação Aguça 4×4 foi destinada uma verba de cinco mil euros para a construção de uma sede nos terrenos envolventes ao Parque da Cidade: “esta é uma forma de revitalizar ainda mais aquela zona da cidade, levando gente ao local”.
Os Campeonatos Concelhios de Futebol Popular, bem como a participação no campeonato da Federação de Futebol Popular do Norte, terão continuidade na época desportiva 2013/2014. A decisão de subsidiar a Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim foi tomada ontem. Aires Pereira explicou que “o Interfreguesias é, sem sombra de dúvida, a maior organização desportiva no concelho, aquela que movimenta o maior número de pessoas, são mais de cinco mil pessoas envolvidas em mais de dois mil jogos por ano. Por isso, é também a organização em que a Câmara Municipal mais investe, para dar-lhe sustentabilidade. É um investimento que fazemos há 28 anos e que pensamos ser reprodutivo no que diz respeito à evolução das camadas mais jovens”.