Assim, pelo segundo ano consecutivo o Município da Póvoa de Varzim recebe este galardão.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, recebeu a distinção, numa cerimónia que se realizou, ontem, 27 de novembro, no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra.

O Município da Póvoa de Varzim continua a apostar numa forte política de apoio às famílias, que é transversal às diferentes áreas de atuação. Esta renovação é o reconhecimento das dinâmicas sociais implementadas. As boas práticas verificam-se aos mais diversos níveis: apoio à maternidade e paternidade; apoio a famílias em situação de fragilidade social; serviços básicos; educação e formação; rede municipal de transportes; saúde; apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade; medidas de conciliação entre trabalho e Família para os funcionários autárquicos.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008, com objetivos mais vastos e procurando criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais: dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias; potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros e colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente quer a posteriori.

A ambição do OAFR é contribuir para que todas as autarquias de Portugal desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a Família, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, e prevenindo as situações de risco e vulnerabilidade.

A missão do OAFR é promover, junto das autarquias, a partilha de conhecimento das necessidades e problemas das famílias, para a implementação de políticas que lhes deem resposta de forma abrangente, de modo a favorecer um tecido social coeso e que garanta a renovação geracional e a sustentabilidade do País.