Entre 112 candidatos apenas 28 foram distinguidos com este prémio cujo júri era constituído por peritos indicados pelas Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas (APG), Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD).

O Município da Póvoa de Varzim candidatou-se à Marca Entidade Empregadora Inclusiva de 2019 por ser uma organização que, enquanto entidade empregadora, preconiza uma gestão inclusiva e tem preocupações no domínio da responsabilidade social e da igualdade de oportunidades.

A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. A Marca é atribuída aos empregadores que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam, por práticas de referência nos seguintes domínios: Recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; Manutenção e retoma do emprego; Acessibilidades; Serviço e relação com a comunidade.

A cerimónia pública de entrega da Marca será organizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) em data a anunciar brevemente.