A Cimeira reúne, de dois em dois anos, os representantes eleitos dos órgãos de poder local e regional, que, em conjunto, debatem os principais desafios enfrentados pela União Europeia. Desta feita, a discussão centrou-se no tema “Cidadãos no coração da Europa”, nomeadamente no fortalecimento dos sistemas de saúde europeus, na antecipação e prevenção dos efeitos das mudanças climáticas, na relevância da democracia e da educação para a resiliência das comunidades e no caráter fundamental da cooperação do poder local europeu para um mundo global mais forte.

Aires Pereira fez questão de participar, igualmente, numa reunião com jovens representantes eleitos do poder local e regional, realizada no dia 2 de março. A força da democracia europeia através do crescente envolvimento dos jovens e a importância de políticas locais e regionais amigas do ambiente e ligadas ao desenvolvimento digital foram os temas em debate.