Por causa do último foco de infeção confirmado, a 3 de março de 2022, numa capoeira doméstica localizada na freguesia de Gião em Vila do Conde, as autoridades decidiram inserir a Póvoa de Varzim na área de vigilância, por se tratar de um concelho situado num raio de 10 km em volta do local afetado.

Posto isto, e segundo o n.º 2 do Edital n.º 15 da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade, encontra-se temporariamente proibida a movimentação de aves na Póvoa de Varzim.

Até ao próximo dia 3 de abril, está em vigor em todo o concelho a proibição:

– do repovoamento de aves de espécies cinegéticas;

– de feiras, mercados, exposições e outros ajuntamentos de aves detidas;

– da circulação de aves detidas, de subprodutos animais obtidos de aves detidas e de ovos para consumo humano a partir de e para estabelecimentos aqui localizados;

– da circulação de ovos para incubação a partir de estabelecimentos aqui localizados;

– da circulação de carne fresca (incluindo miudezas) e produtos à base de carne de aves detidas e selvagens a partir de matadouros ou estabelecimentos de manipulação de caça aqui localizados.

A Gripe Aviária é uma doença infeciosa viral que atinge aves selvagens, de capoeira e outras aves mantidas em cativeiro. O vírus de alta patogenicidade provoca mortalidade muito elevada, especialmente nas aves de capoeira. Só com a prevenção e colaboração de todos poderemos travar a propagação desta doença.