São perto de 500 os atletas inscritos nas provas de kata e kumite, que entre as 09h00 e as 18h00 irão lutar pelas medalhas nos escalões de infantis, iniciados e juvenis, tanto em masculinos como em femininos.

A competição, que a organização espera que seja repleta de entusiasmo em torno dos combates em disputa, está estabelecida no calendário oficial da Federação Nacional de Karaté e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Particularmente conhecido pela sua espetacularidade, o karaté é uma modalidade em constante crescimento a nível local e nacional, que vem granjeando adeptos por juntar a competição a um conjunto de benefícios para o corpo e mente, fortalecendo o coração, ossos e músculos. Trata-se de um desporto que desenvolve a coordenação motora e visual e desenvolve características como a paciência, disciplina, perseverança, concentração, construção de confiança e aumento de autoestima.