A receber esta prestigiada distinção esteve a Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, Sílvia Costa.

A avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI, agregados em júris especializados.

As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

Durante a cerimónia foram ainda sorteados diversos prémios oferecidos por empresas patrocinadoras do evento, tendo a Póvoa de Varzim sido contemplada com um cheque oferta no valor de oito mil euros, da empresa Mobinteg – Solução Empresarias de Mobilidade, Lda.

A Bandeira Verde ECOXXI será, entretanto, hasteada na Praça do Almada.