É uma organização da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Participam 358 atletas (201 masculinos e 157 femininos) em representação de 16 clubes. Com um total de 63 inscritos, o FC Porto é a equipa com mais nadadores em competição.

As provas têm início às 09h30 e 15h30.

A exemplo do que aconteceu noutras provas (como a mais recente, a 1 de março, a primeira prova da fase de qualificação do Campeonato Nacional de Natação de Longa Distância), estes eventos desportivos permitem uma reunião na cidade de nadadores, treinadores, dirigentes e familiares, que contribuem para dinamizar o tecido económico e potenciar o interesse turismo, numa época considerada baixa.

Clubes participantes: Associação Desportiva de Fafe, Associação Desportiva de Penafiel, Clube Fluvial Portuense, Clube Fluvial Vilacondense, Clube Naval Povoense, Clube de Natação de Valongo, Clube de Natação da Maia, Colégio Liceal Santa Maria de Lamas, Foca – Clube de Natação de Felgueiras, FC Porto, Gespaços, Ginásio Clube de Santo Tirso, Famalicão, Leixões Sport Club, Lousada Século XXI e Vitória Sport Clube/Olicargo.