Pelo 7.º ano consecutivo, o Município da Póvoa de Varzim foi distinguido como uma das autarquias mais familiarmente responsáveis do nosso país em 2024.
A distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente (OAFR), foi entregue numa cerimónia que se realizou no passado dia 17 de outubro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Este galardão visa reconhecer, a nível nacional, as boas práticas municipais em matéria de política de família, sendo exemplo disso mesmo, no nosso concelho, os apoios dados a famílias em situação de vulnerabilidade social, nos serviços básicos ao nível do tarifário social da água, na educação e formação através de apoios no transporte, refeições e manuais escolares, na habitação, através da redução do IMI, ou ainda, na saúde, através do Fundo Local de Emergência Social (FLES) e do serviço de teleassistência domiciliária.
A Póvoa de Varzim já recebeu a distinção de Autarquia Mais Familiarmente Responsável atribuída anualmente por este Observatório em 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
O Observatório das Autarquias Familiarmente (OAFR) foi criado em 2008, com o objetivo de dar visibilidade às autarquias que se destacam por práticas amigas das famílias, contribuindo para que estas desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, prevenindo toda e qualquer situação de risco e vulnerabilidade. Ao longo do ano, o OAFR avalia as iniciativas dos Municípios em várias áreas sociais, tais como o apoio prestado à maternidade e à paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, as medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e participação social.