Estiveram presentes Aires Pereira, Vereador do Pelouro do Ambiente, Silva Rocha, comandante da Capitania da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Patrícia Silveira, da Divisão de Saneamento Básico da Câmara Municipal, Maria Leitão, do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), Os Delfins – Associação de Nadadores Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e concessionários das praias da Póvoa de Varzim.

Aires Pereira aproveitou o momento para apresentar a nova imagem criada pelo município para este ano com o objectivo promover as suas praias e que destaca um elemento característico da Póvoa de Varzim, as barracas.

O autarca referiu-se ainda à campanha lançada o ano passado “Esta é a minha praia! Póvoa de Varzim, uma praia para todos” que foi divulgada em jornais e rádios regionais e que contribui notoriamente para o afluxo de veranistas na anterior época balnear. “O anúncio publicitário será novamente difundido pelos meios de comunicação social, principalmente no Interior, para que, de uma forma sustentada, a praia do concelho da Póvoa de Varzim se torne uma referência e seja designada, tal como aconteceu nos anos 60, como a grande praia do Norte do país”, revelou.

esta é a minha praia2011

Sobre a promessa feita no ano passado de que a autarquia assumiria o pagamento dos cursos dos nadadores-salvadores para que estes não faltassem aquando da abertura da época balnear, Aires Pereira confirmou que o Município atribuiu o financiamento necessário de modo a garantir maior segurança e melhores condições nas nossas praias, conforme protocolo assinado no início do ano com “Os Delfins”. Outro aspecto determinado neste protocolo era a continuidade do projecto AquaVida que assegura a vigilância das praias na pré-época e que já deu resultados, informou.

O Vice-Presidente da autarquia poveira comunicou ainda que “fomos presenteados pela Quercus que elegeu quatro praias da Póvoa de Varzim com qualidade de ouro”. Saiba mais no portal municipal.

Em relação à atribuição da Bandeira Azul, Aires Pereira esclareceu que a frente urbana poveira não tinha histórico dos últimos dois anos que permitisse fazer a candidatura e por isso assume inteiramente a responsabilidade do município não o ter feito.

E porque a época balnear está à porta, Silva Rocha relembrou alguns aspectos que não podem ser esquecidos pelos concessionários referindo-se ao Enquadramento legal; Organização; Segurança – Vigilância, Socorro e salvamento; Responsabilidades dos concessionários; Regras de Segurança e Recomendações. O Comandante referiu que irá manter o mesmo modelo funcional e organizacional de anos anteriores e que conta com a colaboração do Município, dos Delfins, dos concessionários e do IPTM para cumprir os seguintes objectivos: reduzir ocorrência de acidentes graves; melhor segurança; satisfação do banhista e bom funcionamento das praias e banhos.

São os concessionários os responsáveis por limpar e alinhar o areal, cuidar da sinalização e delimitação da zona de apoio balnear, retirar, no fim da época balnear, todos os equipamentos, deixando apenas os apoios mínimos, entre outros. São ainda obrigados a, no âmbito da informação ao banhista, afixar o Edital de Praia e as informações sobre a qualidade da água, que será monitorizada pela ARH, pela Delegação de Saúde e ainda pela Câmara Municipal, nas praias das áreas designadas. O Comandante relembrou que cabe também aos concessionários a aquisição, instalação e manutenção dos materiais de vigilância e socorro e também a contratação do nadador-salvador, que deve dar assistência permanente ao banhista das 9h30 às 19h30. Este ano a Póvoa contará, para além dos nadadores-salvadores, com embarcações de pequeno porte, mota de água, bote dos concessionários, moto 4×4 e moto 4×4 dos concessionários.

Antes da abertura da época balnear, todos os concessionários são sujeitos a vistorias, em que são avaliados parâmetros como a limpeza do areal, o estado das instalações, a documentação, o contrato com o nadador-salvador, entre outros aspectos.