A bandeira “Praia Acessível, Praia Para Todos!” foi hasteada em quatro praias (Zona Urbana Sul I, Zona Urbana Sul II, Zona Urbana Norte/ Praia Verde e Aver-o-Mar Sul/ Lagoa) pelo facto de se terem tornado mais acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada.

Este galardão, há cinco anos nas nossas praias, distingue a criação e melhoria de acessos às praias para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada, bem como a disponibilização de toda uma série de estruturas que melhorem, de forma geral, o acesso às zonas balneares. Entre os requisitos que tiveram de ser respeitados para a obtenção do galardão contam-se: a designação de acordo com a legislação nacional; o acesso pedonal e estacionamento ordenado e reservado; o acesso de nível ao areal através de rampas; as passadeiras até à zona de toldos e até à água e outros equipamentos devidamente instalados até ao início da época balnear; as instalações sanitárias, adaptadas e de fácil acesso integradas no edifício do apoio de praia completo, e de acordo com as especificações e regulamentação em vigor; o acesso aos serviços de apoio (bar, primeiros-socorros, etc), contemplado no apoio de praia completo, e de acordo com as especificações e regulamentação em vigor; os equipamentos necessários – tiralós e/ou canadianas anfíbias – já adquiridos, no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa PIQTUR, e a sua utilização será assegurada pelos próprios serviços da Câmara Municipal, pelo MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual) e pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim; todas as praias são concessionadas e, por consequência, têm vigilância assegurada pelo Instituto de Socorros a Náufragos, através dos nadadores-salvadores e respectivos meios de vigilância.

Quercus identificou quatro praias de ouro, na Póvoa de Varzim (Barranha, Codixeira, Paimó e Fragosa)

Outras quatro bandeiras foram içadas, hoje, distinguindo três praias em Aguçadoura (Barranha, Codixeira e Paimó) e uma em Aver-o-Mar (Fragosa) com Qualidade de Ouro.

qualidade ouro praia

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza resolveu seleccionar todas as praias que em Portugal tiveram sempre qualidade de água classificada como boa entre 2006 e 2009 e classificada como excelente em 2010, com análises sempre excelentes ao longo da época balnear de 2010. Note-se que, desde 2010, a melhor classificação da qualidade da água das zonas balneares é “excelente”, ao contrário da designação anteriormente em vigor de “boa”, de acordo com a legislação europeia e nacional.

Esta avaliação efectuada pela Quercus é muito mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto em específico. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária.

O objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade, e que portanto, em nosso entender, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear (dados consultados através do sítio snirh.pt). Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior a excelente.

Esclarecemos que o facto das bandeiras estarem hasteadas em apenas oito praias do concelho não significa que as distinções se destinem exclusivamente àquela área mas sim à zona balnear em que a praia está inserida.

Estes galardões fortalecem o projecto do município que contempla a promoção das praias poveiras noutros concelhos do país. “Esta é a minha praia!” é o nome desta iniciativa, apresentada ao público no passado mês de Junho pelo Vice-Presidente e Vereador do Ambiente da Câmara Municipal, Aires Pereira. “Esta é a minha praia! Póvoa de Varzim, uma praia para todos” foi lançada o ano passado e divulgada em jornais e rádios regionais, contribuindo notoriamente para o afluxo de veranistas na anterior época balnear. “O anúncio publicitário será novamente difundido pelos meios de comunicação social, principalmente no Interior, para que, de uma forma sustentada, a praia do concelho da Póvoa de Varzim se torne uma referência e seja designada, tal como aconteceu nos anos 60, como a grande praia do Norte do país”, revelou.