A importância deste novo projeto prende-se com a sensibilização da comunidade local para a tão necessária transição carbónica, por forma a alcançarmos “um concelho de carbono zero e de aproveitamento total da energia solar”, referiu Luís Diamantino. O Centro do Clima resulta de uma parceria tripartida entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Associação Biopolis e a Junta de Freguesia de Rates.

O Executivo Municipal adjudicou a obra de continuidade do troço norte da ligação da Avenida 25 de Abril até Navais, por um montante de 2 milhões e 247 mil euros, que irá descongestionar o tráfego do centro da cidade e da Estrada Nacional 13.

Foi aprovada, ainda, a adjudicação das refeições escolares, no montante global de 1 milhão e 735 mil euros para um total previsto de 3.700 alunos no próximo ano letivo. A este respeito, o Vice-Presidente e Vereador com o pelouro da Educação lamentou que, apesar de já terminado o ano letivo, a autarquia ainda não recebeu nenhuma verba devida por parte do Estado.

Por fim, o Executivo atribuiu apoios a várias entidades e organismos de cariz social, cultural, desportivo e educativo; destaque para o subsídio atribuído ao Clube Desportivo da Póvoa, para a realização da obra de arranjo da cobertura do pavilhão, no valor de 145 mil e 700 euros (acrescido de IVA).