O galardão, que pretende reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, foi entregue à Vereadora da Coesão Social, Ambiente e Juventude, Andrea Silva.

Pretende-se, com este prémio, que o reconhecimento seja feito em relação à intervenção que os municípios têm ao nível do desenvolvimento desportivo em geral e, em particular, na gestão de instalações desportivas artificiais e naturais, na gestão de eventos desportivos e na gestão de programas desportivos.

A análise assenta em dez áreas diferentes, a saber: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Este é atribuído perante o sucesso do modelo de gestão implementado pelos municípios, os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável e a abordagem solidária e inclusiva através da prática do desporto, bem como a abrangência e a excelência dos modelos de intervenção.

O galardão reúne uma rede de cidades, as quais a APOGESD se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português.

De entre os benefícios do prémio para os municípios destaca-se a inclusão no anuário digital dos “Municípios Amigos do Desporto”, o acesso a banco de indicadores de benchmarking de gestão do desporto e o acesso a oportunidades de formação contínua.