O executivo aprovou e será endereçado à família de José Reina, “uma pessoa que foi Vereador do Município e membro da Assembleia Municipal. Pertence a várias coletividades, nomeadamente ao Varzim Sport Club. Um poveiro que se disponibilizou para servir a sociedade e a causa pública”, transmitiu o edil.

Foi aprovada a incorporação nos fundos disponíveis do mês de janeiro de 2017 do saldo de gerência de 2016, no valor 4,8 milhões de euros. Aires Pereira transmitiu que tal só aconteceu graças “à forma parcimoniosa como o Município tem decidido gerir e pela forma como tem concorrido a todos os fundos que há disponíveis. Este é um sinal positivo para o futuro daquilo que são as capacidades que o Município tem”.

O executivo aprovou a abertura de alguns procedimentos, nomeadamente, a adjudicação do Plano de Pormenor da área envolvente ao Quartel de Paredes, a elaboração dos projetos de execução da Remodelação e Ampliação das Escolas E.B. de Aver-o-Mar e E.B. Dr. Flávio Gonçalves. Foi aprovado o procedimento de ajuste direto também para a elaboração dos projetos de execução de arquitetura paisagística dos Parques Lúdicos da Estela e de Rates. Teve ainda aprovação da contratação do serviço de elaboração do projeto de execução da Loja Interativa de Turismo, com o preço base de 22 mil euros.

Sobre este último projeto, Aires Pereira transmitiu tratar-se de “um equipamento novo que vai ser colocado frente ao Casino, um local por excelência de utilização turística e uma loja que irá permitir ligar a Póvoa de Varzim a todos os destinos turísticos que a Porto e Norte de Portugal está presente com todas as informações disponíveis nessa área. Será, sem dúvida, um equipamento de referência para todos aqueles que nos visitam ou até mesmo para todos os poveiros que querem visitar destinos onde a Porto e Norte de Portugal está presente”.

Foi aprovado o Protocolo de Cooperação com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas que “irá permitir estreitar, através da rede de cônsules, as nossas ligações com os poveiros que estão na diáspora. Temos muitos espalhados por quatro quantos do mundo. Este protocolo irá permitir uma maior ligação quer na área de investimento ou na resolução de outras questões”.

O executivo aprovou ainda a atribuição de subsídios relativos ao corrente ano de 2017 às seguintes associações e clubes do concelho: Varzim Sport Club (200 mil euros); Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim (17 mil euros); Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim (90 mil euros); Associação Desportiva e Cultural de Balasar (25 mil euros); Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim (140 mil euros); Atlético Clube da Póvoa de Varzim (15 mil euros); Póvoa Futsal Clube (25 mil euros); Octopus – Grupo de Investigação Científica e Animação Cultural (5 mil euros) e Clube Desportivo da Póvoa (170 mil euros).

À Beneficente – Associação de Solidariedade Social, para garantir a manutenção do serviço social “O Refeitório” durante o corrente ano de 2017, atribuiu 55 mil euros.