Com a saída do município da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE), a Póvoa  de Varzim deixava de pertencer ao Centro mas, como explicou o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, a parceria com o CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor tem ajudado muitos poveiros e, por isso, a ligação vai manter-se. “Era necessário colmatar a falta que os serviços prestados pelo CIAC iria fazer, pois as pessoas têm recorrido com sucesso a este gabinete que trabalha para defender os direitos dos consumidores face às grandes empresas”, explicou o autarca.

No último fim de semana, no passadiço que liga Santo André a Aguçadoura, nas ligações entre as cordas, foram atravessados fios de nylon de forma maléfica. “Os fios de nylon são extremamente perigosos para quem vai a correr ou andar de bicicleta”. O Presidente da Câmara Municipal garantiu que a vigilância na área será aumentada e alertou os munícipes para que, nos próximos tempos, até serem averiguados os responsáveis, tenham a maior atenção enquanto caminham ou andam de bicicleta no passadiço. O autarca espera que “este tenha sido um caso isolado. Trata-se de um ato de vandalismo que não lembra a ninguém e que pode causar sérios danos à integridade física de quem utiliza o passadiço. Não sei com que intenção fizeram isto mas alerto os responsáveis que não voltem a repetir a façanha”.

À margem dos assuntos levados a Reunião de Câmara, Aires Pereira anunciou que, a partir do dia 1 de janeiro de 2016, os funcionários municipais vão voltar às 35 horas semanais de trabalho: “depois da decisão do Tribunal Constitucional, de que o Governo não tinha legitimidade para obrigar a homologação das 40 horas, foi pedido aos chefes dos serviços que, juntamente com os funcionários, elaborassem os novos horários”.