Declaração Dia da Cidade 2020

A este propósito, Aires Pereira esclareceu que “nos últimos praticamente 25 anos criámos um modelo de comemoração do Dia da Cidade que passava por uma festa do concelho em que juntávamos as principais forças vivas do nosso concelho, desde associações, assembleia municipal, convidados oficiais e homenageados. No entanto, fruto das circunstâncias que vivemos e respetivas limitações, entendi que este ano não faríamos o tradicional Dia da Cidade nos mesmos moldes. Iremos, sim, num outro modelo, sinalizar o dia de elevação à categoria de cidade da vila da Póvoa de Varzim de uma forma mais contida e utilizando mais os meios digitais e menos os presenciais”.

O edil comunicou que no dia 26 de maio, terça-feira, data da próxima reunião de câmara, vai realizar uma sessão, às 16h00, para a apresentação ao Varzim Sport Clube e ao Clube Desportivo da Póvoa do plano E54.

O Presidente da Câmara informou sobre o Despacho que proferiu relativamente a medidas excecionais e temporárias devido à situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19 para área de esplanadas de estabelecimentos de restauração e bebidas.

Despacho da Presidência Medidas excecionais e temporárias Estabelecimentos de restauração e bebidas – área de esplanadas

Sobre este assunto, o autarca revelou que “este Despacho vai permitir que todos os estabelecimentos de restauração e bebidas, que vão a sofrer devido às medidas de confinamento da DGS uma redução significativa do seu espaço útil de serviço, possam propor à Câmara Municipal um aumento ou a criação de esplanadas no exterior de modo a minimizar esse efeito”.

A extensão extraordinária e limitada das áreas das esplanadas dos estabelecimentos de restauração e bebidas depende de pedido expresso do proprietário. O pedido é efetuado através do preenchimento do formulário e da sua respetiva submissão.

O executivo aprovou a abertura de um novo concurso público para a construção do pavilhão desportivo para a Escola Eça de Queirós, sendo o preço base deste de 1 milhão e 700 mil euros.

Foi aprovado um apoio ao Instituto Maria da Paz Varzim de 30 mil euros para a renovação das caixilharias do edifício sede da Praça do Almada, no âmbito de um conjunto de vistorias que tem vindo a ser feito pela Segurança Social.

O executivo aprovou ainda dois protocolos com os proprietários dos terrenos do arruamento no Parque Industrial que irão permitir a construção da segunda unidade fabril da Mercadona. Em breve, terão início as obras para este investimento que vai duplicar as atuais instalações da empresa, promovendo mais emprego e riqueza no concelho.

Ainda nesta reunião, o Presidente da Câmara fez um ponto de situação relativamente às medidas de apoio e coesão social concelhio no âmbito do covid 19: o Município recebeu mais de 2100 pedidos de apoio para quase 3000 beneficiários, sendo que 163 são menores. Já foram servidas mais de 3500 refeições de 143 pedidos de apoio que englobam um universo de 349 beneficiários. O apoio alimentar também é feito através de cabazes alimentares e foram feitos 182 pedidos que envolvem 540 beneficiários. Quanto ao apoio FLES (Fundo Local de Emergência Social – apoio para pagamento de eletricidade, medicamentos, abastecimento de água), o Município entregou mais 80 mil euros, respondendo a 147 pedidos. Quanto à Linha de Apoio Social, mais de 500 pessoas ligaram a pedir ajuda, e em termos de Vigilância/ Teleassistência, ou seja, idosos que a Câmara diariamente contacta, são, atualmente, 197 pessoas. No covid-drive, já foram realizados 1131 testes.

Além destes apoios, o Município também distribui material individual de proteção que vai desde fatos descartáveis (46), máscaras (16313), viseiras (629) a toucas descartáveis (465), entre outros, num total de 18 442.

Também na área da educação, em estreita colaboração com os agrupamentos escolares, a Câmara Municipal disponibilizou equipamentos de modo a que todos os alunos tivessem acesso à escola virtual até ao final deste ano letivo.