O debate centrou-se nas implicações locais e regionais da guerra na Ucrânia. Na primeira pessoa, os Presidentes da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, Mariupol, Vadym Boychenko, Lviv, Andriy Sadovyi, e Melitopol, Ivan Fedorov, sublinharam a importância de uma política comum de proteção, asilo e integração de migrantes na União Europeia.

Da agenda de trabalhos fez também parte o debate, na quinta-feira sobre o tema: “Promover os valores democráticos europeus através da educação para fomentar a cidade da EU”.

Aires Pereira votou favoravelmente as propostas sobre a sustentabilidade ambiental no âmbito do Green Deal, missões europeias e a resposta europeia na área da Saúde.

O Comité das Regiões Europeu (CR) é composto por 329 membros que representam os órgãos de poder local e regional dos 27 Estados-Membros da UE. Aires Pereira é membro efetivo deste órgão consultivo da União Europeia desde 2018.