O convite surgiu no âmbito da relação de intercâmbio e amizade que liga as duas cidades há mais de 20 anos. No entanto, esta visita foi particularmente importante porque marca a transição do poder local nos dois municípios, sendo que o atual Presidente de Eschborn é Mathias Gaiger, eleito em fevereiro deste ano, e assume, tal como Aires Pereira, o primeiro mandato como Presidente de Câmara. Este encontro foi a primeira ocasião protocolar de continuidade na relação com novos protagonistas a dirigir as cidades, um momento importante para vincar o comprometimento da Póvoa e de Eschborn.

De uma conversa bilateral, entre Mathias Gaiger e Aires Pereira, ficou claro que o âmbito das relações entre as duas cidades será alargado a outras atividades para além das existentes (Encontro Internacional de Jovens; Praça dos Pintores; Oficinas com escolas de pessoas portadoras de deficiência; entre outros).

A Eschenfest foi marcada pelo convívio e interligação com a comunidade e teve como momento alto o espetáculo piromusical na noite de sábado, uma iniciativa com forte influência da Póvoa de Varzim, que há vários anos faz parte do programa das Festas de São Pedro.

Aires Pereira teve ainda oportunidade de visitar alguns dos espaços mais representativos dos serviços da autarquia alemã, nomeadamente um edifício inteligente que alberga todas as áreas técnicas. Este edifício de vanguarda faz o aproveitamento e reutilização  da energia solar, de resíduos sólidos urbanos e água da chuva, que, para além de alimentar o próprio edifício, abastece diferentes veículos e utensílios elétricos usados para a manutenção da cidade. Um investimento de 14 milhões de euros que está a ser amortizado pelo impacto da diminuição da despesa corrente conseguida com este edifício. Esta visita impressionou pela qualidade do equipamento, tecnologia e forma regulamentada e efetivamente aplicada em todas as áreas integradas no edifício: Oficina mecânica, Carpintaria, Armazéns, Arquivo, Central transformação elétrica, Parque de Viaturas, Escritórios e Cantina, onde tudo se encontrava absolutamente arrumado e bem definido. Em suma, um exemplo de excelente filosofia.

O Presidente da autarquia poveira visitou ainda o Quartel dos Bombeiros locais para se inteirar dos equipamentos usados e funcionamento da corporação, que utiliza sistemas de vanguarda, tais como um sistema informático que regista todas as ocorrências, de acordo com o nível de intervenção, aligeirando todo o processo.

Os Presidentes de Eschborn e Póvoa de Varzim voltarão a encontrar-se, no mês de junho, sendo que Mathias Gaiger já aceitou o convite para vir à nossa cidade participar nas Festas de São Pedro. E assim se reforçam os laços de amizade além fronteiras ao longo dos anos.

Veja a fotogaleria desta visita.