O projeto, considera o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, “é da maior importância. Foram sinalizados 20 munícipes que, sendo idosos, vivendo sozinhos e tendo mobilidade reduzida, precisam do nosso apoio. Por isso, vai-lhes ser atribuído um dispositivo, que pode ser colocado à volta do pescoço, no pulso ou no bolso, podendo ser usado em casa ou qualquer outro local. Para acionar o sistema, o idoso apenas tem de carregar no botão e será direcionado para uma central de assistência. O dispositivo está preparado com sistema de telefone de alta voz”.

Aires Pereira sublinhou que este projeto irá traduzir-se em maior qualidade de vida e bem-estar para os 20 utilizadores não excluindo a possibilidade de este número aumentar: “estas foram as pessoas que os serviços municipais e as instituições de solidariedade social sinalizaram mas, se forem detetados mais casos, cá estaremos para os acompanhar”. O objetivo é “minimizar as consequências de acidentes, quedas e assaltos em casa, promovendo, ao mesmo tempo, algo que é inevitável: o combate à solidão. Sabemos que haverá chamadas apenas pela necessidade de companhia e temos de ser compreensivos às carências das pessoas idosas”.