São seis provas a realizar em seis freguesias poveiras. A primeira terá lugar em Aguçadoura, seguindo-se Estela a 13 de março, Terroso a 20 de março, Navais no dia 25 de abril, Laúndos a 15 de maio, terminando em Beiriz, no dia 29 de maio.

Em cada uma das jornadas são esperados mais de duas centenas de atletas representantes dos seguintes clubes: AguçaBTT, ASC Focus Team, Clube BTT Matosinhos, CDC Navais, Casa do Povo de Retorta, União Desportiva de Beiriz, Estela Bike Time, Malhos Team, Parafusos Bike Team, DDR Apúlia, X-Par, Mouquim BTT, Atlético Póvoa de Varzim, Clube BTT Bagunte, BTT 4 All, Bombeiros VNF-BTT.

Em competição vão estar todos os escalões, sendo que metade dos inscritos têm idades entre os 5 e aos 16 anos.

O PPBTT tem crescido ano após ano e é um investimento do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que irá continuar.