Esta visita à Câmara Municipal surge com o objetivo de as convidadas ficarem a conhecer melhor o Município, bem como o sistema educativo no concelho da Póvoa de Varzim e em Portugal.

Luís Diamantino deu as boas vindas às docentes a “um dos concelhos mais jovens do distrito do Porto, uma terra turística e que gosta de receber os seus visitantes de braços abertos”. O autarca destacou a importância destes intercâmbios entre escolas, professores e alunos e passou a explicar as vicissitudes do modelo de ensino português.

Perante a natural curiosidade das professoras, Luís Diamantino prontificou-se para responder a todas as questões das convidadas, nomeadamente em relação ao número de ciclos de ensino; funcionamento dos cursos profissionais; número máximo de alunos por escola, turma e ano; o papel do professor na educação portuguesa e o número atual de desempregados na profissão.

A finalizar, o Vice-Presidente da autarquia poveira deixou o convite para que as docentes voltem à Póvoa de Varzim no futuro e brindou cada uma das convidadas com uma lata de sardinhas representativa da Póvoa de Varzim e uma manta de Terroso. As professoras, que em jeito de brincadeira confessaram sentir alguma inveja do mar e do sol poveiro, retribuíram a gentileza e ofereceram chocolates típicos da Polónia ao autarca.