Uma turma do segundo ciclo da Escola Flávio Gonçalves, com 17 alunos, dividiu-se, assim, em duas equipas e, ao fim da manhã, esteve na Biblioteca para, em ambiente de competição, mostrar quem sabia mais sobre boas práticas ambientais ligadas aos resíduos sólidos urbanos, a sua separação para a reciclagem e as várias formas de os tratar. E os níveis de conhecimento eram bastante bons. As crianças conseguiram demonstrar, através das suas respostas, que estão familiarizadas com os problemas ambientais e que a reciclagem não tem segredos para elas.

O “Residuopólio”, que foi jogado também esta tarde por uma turma do terceiro ciclo da mesma escola, foi a primeira de um programa de iniciativas sobre educação ambiental que a LIPOR está a realizar através do seu Gabinete de Informação e em colaboração com os serviços educativos da Biblioteca Municipal e do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal. O programa de iniciativas engloba várias actividades, como jogos didácticos sobre gestão de resíduos, oficinas pedagógicas sobre educação e protecção ambiental e reciclagem e prossegue no dia 27 de Fevereiro com uma oficina pedagógica sobre educação ambiental, que envolve a narração da história “Os Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares e da fábula “A Lebre e a Tartaruga”, de La Fontaine. A actividade realiza-se também em duas sessões, uma da parte da manhã e outra de tarde, e destina-se a alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

residuopólio

Um mês depois, no dia 27 de Março, realiza-se uma oficina pedagógica sobre protecção do ambiente, através da dramatização e exploração da história  “O Homem e o Ambiente”, de Fátima Pessoa. No dia 10 de Abril há uma oficina de reciclagem de papel, no dia 15 de Maio, realiza-se mais um jogo didáctico sobre educação ambiental e, no dia 19 de Junho, será a vez de um atelier de expressão plástica alusivo aos Santos Populares.
Estas iniciativas assumem a forma de actividades lúdicas e educativas destinadas aos alunos do ensino básico e têm como objectivo sensibilizar a população escolar e o público mais jovem para os problemas ambientais, bem como ajudar ao desenvolvimento de uma consciência ecológica na vida quotidiana.